Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

##common.pageHeaderLogo.altText##

Política Editorial

Política de acesso livre

A Revista Jurídica da Presidência oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A RJP utiliza a licença equivalente a Creative Commons CC-BY-SA, que permite que terceiros criem, adaptem e remixem partindo da obra intelectual, contanto que deem crédito ao autor e utilizem a mesma licença para novos trabalhos.

Custos com o processo de submissão

Todo o processo de submissão, de avaliação e de publicação da RJP é gratuito e não haverá nenhuma cobrança aos interessados em submeter seus artigos para avaliação para eventual publicação de seus textos na Revista.

Critérios de gestão

A publicação dos artigos aprovados pelos consultores ad hoc e selecionados pelos editores da Revista segue critérios de exogenia, para a ordem cronológica de submissão e aprovação, com exceção de autores convidados.

Após a aprovação, os textos passam a compor um banco de artigos e são pré-selecionados com base em critérios exigidos pela Capes, como: número de autores/coautores pertencentes a unidades da federação distintas à da Instituição responsável pelo periódico, diversidade de temas, diversidade de instituições às quais os autores estão filiados, entre outros.

Para isso, é analisada a exogenia para a composição de uma lista com os textos que irão ser selecionados pela Equipe Editorial para integrar a edição seguinte. Assim, a seleção feita leva em consideração detalhes como titulação, estado/país de origem do artigo, abordagem do tema, etc. Com isso, existem critérios para avaliação e publicação, os quais podem ser observados pelos autores para proporcionar maior celeridade à publicação do artigo aprovado.

Ademais, serão publicados preferencialmente artigos que tratam de temas atuais e que possam ficar desatualizados pela demora na publicação. Essa hipótese depende de decisão da Equipe Editorial da RJP.

Ratifica-se, assim, que os critérios aqui expressos visam à preferência de avaliação e publicação do artigo, sem que sejam pré-requisitos à submissão de textos. Os artigos terão tratamento isonômico e ético por parte da Revista e passarão pela análise double-blind peer review – salvo aqueles que serão publicados por meio de convite aos autores –, com o objetivo de contribuir com a produção científica de qualidade.Ressalta-se ainda que é de decisão editorial o arquivamento de textos, mesmo daqueles que já tenham sido aprovados, por questões de ineditismo, de titulação dos autores, por desatualização ou por conteúdo que não seja considerado ético e moral, conforme análise realizada pela equipe da Revista.

Por esse motivo, esclarecemos que não há óbice ao envio do texto a outro periódico, desde que nos seja comunicado que ele deixou de ser inédito, pois exigimos o ineditismo para a publicação.

Processo de avaliação

Após o recebimento, os artigos passam por uma fase inicial chamada de pré-análise. Nela, verifica-se a existência de qualquer tipo de identificação de autoria no documento e, caso exista, ela é retirada, além de ser feita a verificação do cumprimento das normas de submissão, do ineditismo e da adequação à linha editorial da Revista. Caso o artigo cumpra os requisitos dessa etapa, ele é, então, encaminhado para a análise de dois integrantes do conselho de consultores ad hoc, pelo método duplo-cego (ou double-blind peer review), que consiste na análise por pares dos textos não identificados.

Se ocorrer rejeição preliminar, os autores são notificados por e-mail com a fundamentação da análise prévia. Em caso de discordância, é possível realizar contato com a Equipe Editorial com argumentação pertinente, para que o Conselho Editorial da RJP tome uma decisão. Isso, entretanto, não impede nova submissão do artigo arquivado, em posterior Chamada, desde que os ajustes necessários sejam realizados.

Já se o artigo for considerado apto na pré-análise, ele seguirá para avaliação por dois professores doutores do conselho de consultores ad hoc da Revista, escolhidos por pertinência temática. Cada consultor emite o seu parecer, que pode ser: (i) favorável à publicação; (ii) desfavorável à publicação; ou (iii) favorável com sugestões (sem a necessidade de reavaliação). O consultor pode ainda solicitar que os autores realizem alterações no artigo e o remeta para passar por uma reavaliação. Sempre que um parecer é recebido, ele é encaminhado, sem a identificação do consultor, para os autores.

Em caso de solicitação de alterações por parte dos consultores, é dado aos autores um prazo determinado para, se desejar, efetuar as modificações necessárias e reenviar o artigo para a Revista. O artigo alterado é, então, reenviado para o consultor, que irá emitir um novo parecer.

Com dois pareceres desfavoráveis à publicação, o artigo é reprovado e os autores são informados. Havendo dois pareceres favoráveis, os autores são informados e o artigo segue para a análise pelas instâncias de editoração da Revista. Havendo um parecer favorável e um desfavorável, o artigo passa por uma terceira avaliação de minerva, a qual definirá se ele estará apto ou não à publicação.

Todos os artigos aprovados por dois pareceristas são, por fim, analisados pela Equipe Editorial, que confirma sua adequação à linha editorial da Revista e, se necessário, realiza revisão de formatação e revisão ortográfica. Caso o número de artigos aprovados seja superior ao número de artigos publicados em cada edição, a Equipe Editorial considera a exogenia e outros critérios priorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para a seleção final.

Política de seções

Autores Convidados

Esta seção disponibiliza artigos escritos pelos convidados da Revista. O convite é feito pela Equipe Editorial a autores renomados no Brasil e no exterior para que estes publiquem seus textos de forma honrosa, sem a necessidade de submissão em Chamada de Trabalho nem de avaliação pelos pares.

  • Não verificado Submissões abertas
  • Verificado Indexado
  • Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos em Língua Estrangeira

Nesta seção são publicados os artigos em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) recebidos pela Revista nas Chamadas de Trabalho, os quais passam por valiação pelos pares e por seleção pela Equipe Editorial.

  • Não verificado Submissões abertas
  • Verificado Indexado
  • Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Todas as submissões a esta seção devem ser baseadas em pesquisas inéditas com metodologia definida. Os artigos devem ser submetidos nas Chamadas de Trabalho e devem ser avaliados pelos consultores ad hoc.

  • Não verificado Submissões abertas
  • Verificado Indexado
  • Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

A RJP poderá publicar dossiês temáticos em seus volumes, sobre temáticas específicas, por motivo de relevância, atualidade e pertinente contribuição ao Direito e às políticas públicas. Para tanto, ocorrerá divulgação de Chamada de Trabalhos com as informações necessárias, como regras e prazos para a submissão. Os textos passarão por avaliação por pares. Dessa forma, o processo de gestão dos dossiês ocorrerá de maneira idêntica ao de artigos enviados para a Revista. Conforme decisão da Equipe Editorial, poderão ser convidados autores para publicarem seus textos nessa seção.

Ensaios

Há ainda a possibilidade de publicação de ensaios acadêmicos em seção específica. Nesse caso, os textos podem ser avaliados pelo método duplo-cego ou não, conforme decisão editorial.

Responsabilidade acadêmica e científica

O conteúdo dos artigos publicados na Revista Jurídica da Presidência – inclusive quanto à veracidade, exatidão e atualização das informações e dos métodos de pesquisa – é de responsabilidade exclusiva dos autores. As opiniões e conclusões expressas não representam posições do Governo ou da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Arquivamento

A Revista Jurídica da Presidência utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite a criação de arquivos permanentes da Revista para preservação e restauração.

Indexações

Os artigos publicados na RJP são indexados em:

  • BBD – Bibliografia Brasileira de Direito / Rede RVBI;
  • Google Scholar;
  • Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital;
  • Latindex – Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal; e
  • Ulrichsweb – Global Serials Directory.