Morte presumida sem decretação de ausência e o retorno do cônjuge: efeitos jurídicos matrimoniais
Resumo
O presente artigo traz a baila um tema que não ganhou atenção devida do legislador pátrio, uma vez que, não foram objeto de menção legislativa os efeitos jurídicos matrimoniais da morte presumida sem decretação de ausência, quando há o retorno do cônjuge, ou seja, não há expressa previsão legal de qual o procedimento a ser adotado pelo cônjuge "sobrevivente" em caso de retorno do cônjuge supostamente falecido. No caso do cônjuge que permaneceu entre os seus, contrair novas núpcias, e o cônjuge que teve a morte presumida declarada regressar, o que deve prevalecer? O casamento anterior ou o posterior contraído? Eis o enfoque de nosso trabalho.Referências
AMIM, Andréa Rodrigues et al. O novo código civil: do direito de família. Coordenação Heloísa Maria Daltro Leite. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004.
BORDA, Guillermo A. Tratado de derecho civil: parte general. 10.ed. Buenos Aires: Perrot, 1991. v.1 e 2.
CAHALI, Yussef Said (Org.). Constituição Federal. Código civil. Código de processo civil. 7. ed. rev., atual, e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. (RT – mini- códigos).
DELGADO, Mário Luiz. Problemas de direito intertemporal no novo Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 138.
DINIZ, Maria Helena. Código civil anotado. 11 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
FARIAS, Cristiano Chaves de. Direito civil: teoria geral. 3 ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2005.
MÁRIO, Caio. Instituições de direito civil. Introdução ao direito civil. 20. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
RIZZARDO, Arnaldo. Direito civil: parte geral. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003.
RODRIGUES, Silvio. Direito civil. Direito de família. 28 ed. ver. e atual. por Francisco José Cahali de acordo com o novo Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2004.
SANTOS, Rita Maria Paulina dos. Dos transplantes de órgãos à clonagem. Rio de Janeiro: Forense, 2000.
TEPEDINO, Gustavo et al. Código civil interpretado conforme a Constituição da República: parte geral e obrigações: arts 1º ao 420. Rio de Janeiro; São Paulo: Renovar, 2004.
VIANA, Marco Aurélio da Silva. Direito civil: parte geral. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil. 3. ed. São Paulo: Jurídica Atlas, 2003.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem artigos à Revista Jurídica da Presidência, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou quaisquer outras. A Revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma padrão da língua portuguesa e às normas da ABNT.