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Artigos

v. 21 n. 123 (2019)

Da necessidade de intervenção estatal para combater o <em>astroturfing</em> nas relações cibernéticas de consumo

DOI
https://doi.org/10.20499/2236-3645.RJP2019v21e123-1304
Enviado
15 agosto 2016
Publicado
31-05-2019

Resumo

O presente trabalho trata da importância do desenvolvimento pelo Estado de políticas públicas para o combate as práticas abusivas nas relações cibernéticas de consumo, especificamente o astroturfing. A pesquisa parte da observação do surgimento da relação cibernética de consumo, bem como da interseção entre cibernética e astroturfing. Assim, além de constituir propaganda enganosa, percebe-se que esse ato não se coaduna com os princípios democráticos constitucionais para a formação da opinião do consumidor cidadão. Portanto, é imperativa a criação de novos mecanismos de defesa do consumidor, próprios para a relação cibernética de consumo, haja vista que a legislação atual não possui a capacidade plena de defesa da condição do consumidor na sociedade da informação. Propõe-se, ademais, que o Estado e as associações de defesa do consumidor devem promover efetivamente a educação dos consumidores com a finalidade de que sejam conscientizados a respeito da verdadeira dinâmica do consumo na internet.

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